sexta-feira, 22 de março de 2013

Reflorestação da Ribeira da Lomba

Ontem, dia 21 de Março de 2013, como forma de comemorar o dia Mundial da Árvore (21 de Março) o ecoclube procedeu à reflorestação de um troço da ribeira da Lomba que, por feliz desígnio, desagua no rio Leça! Esta actividade contou com a participação de diversos ecoclubistas, distintos convidados (Srª Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos, madrinha do Ecoclube Guarda-Rios, Joana Felício), teve a colaboração da Junta de Freguesia Guifões (um dumper e dois membros da junta), beneficiou ainda do auxílio de um membro Protecção Civil e de estagiários do Curso Profissional de Gestão do Meio Ambiente da Escola Secundária da Boa Nova. No total foram plantadas cerca de 60 árvores, espécimes de amieiros, ulmeiros, sabugueiros e loureiros.

O dia apresentava-se solarengo e convidativo, vivia-se um ambiente de aparente descontracção, todos se preparavam para a grande jornada de trabalho que teriam pela frente!

Rapidamente chegámos à ribeira da Lomba e, depois de um breve momento de carregamento dos espécimes para a plantação, seguimos animados e com a vontade de deixar obra feita!

Plantar árvores requer todo o cuidado e conhecimento e, por esse facto, fomos brindados com um pequeno momento de instrução por parte do professor José Luís tendo em vista a correcta plantação dos espécimes!

Tendo tudo dito, todos os cuidados e precauções tomadas, mãos à obra! A singela paisagem requere de nós toda a acção! Eis o primeiro fruto da nossa acção, um belo loureiro!

Tivemos a ousadia de tentar reflorestar a outra margem do Leça mas, por motivos alheios ao ecoclube, tal não foi possível. O Sena seguiu confortavelmente no dumper, outros ecoclubistas foram a pé contemplando a paisagem! Chegados ao pé da linha de comboio fomos confrontados com a impossibilidade de prosseguir (vegetação densa e terreno íngreme). Já de regresso à ribeira da Lomba, local onde descarregamos todos os espécimes, tivemos a oportunidade de nos despedir-mos de todos os que tornaram esta reflorestação possível!

Mas o dia, pleno de acção e intervenção, não acabava aqui! Desloca-mo-nos ao terreno do Filipe para contemplar todos os progressos já efectuados na sua plantação e para recebermos alguns brindes (sementes)! Não faltou boa disposição tão característica do ambiente fraterno que se vive no Guarda-Rios!

Houve ainda tempo para a tracional foto de grupo que, aliás, é uma imagem de marca da nossa grande família!

Viva o dia Mundial da Árvore! Viva o Guarda-Rios!

Sem comentários: