terça-feira, 5 de maio de 2009

Mostra de Actividades Juvenis: Ecoclubes na Lousã!

Enquanto em Guifões se conduzia a chaimite para a exposição do 25 de Abril uma pequena comitiva do Ecoclube Guarda-Rios conduzia-se até à Lousã!

Esta é uma bonita terra, rodeada de montes, onde se ouve falar de Chanfana com a mesma regularidade com que ouvimos falar do Rio Leça em Guifões! Quem for apreciador da cabra cozinhada em vinho tinto tem de se deslocar a esta zona do país (Miranda do Corvo, concelho vizinho da Lousã, é conhecido por ser a Capital da Chanfana).


Chegados ao Parque Municipal de Exposições da Lousã tratámos de nos instalar. O espaço reservado ao grupo do 12.º A da disciplina Área de Projecto, a tratar o tema "Energias Renováveis", não mais foi o mesmo! Um forno solar industrial, um forno solar artesanal, um expositor com fotos das nossas actividades, o protótipo da nossa jangada, diversos panfletos, uma divertida apresentação sobre o Ecoclube Guarda-Rios e, claro, três azevinhos, deram uma nova energia ao espaço!

O grupo que nos convidou (Catarina Neves, Flávia Ferreira, Ricardo Simões, Ângela Simões) tinha em exposição algumas fotos das sua visitas ao Parque Eólico da Lousã e à Escola de Figueiró dos Vinhos mas o destaque vai para o painel solar (à esquera na foto seguinte) e para o carneiro hidráulico (no lado direito da foto)!


Uma breve descrição de cada um destes dispositivos aparece de seguida por cortesia de Catarina Neves:

"Painel Solar - os paineis solares produzem corrente contínua que passa por um regulador de carga (que faz com que a energia circule apenas num sentido) e a corrente irá ser armazenada numa bateria (com o regulador de carga consegue-se um maior rendimento pois a energia fica na bateria e não volta para trás). Depois da bateria terá de passar num ondulador que irá converter a energia contínua, que sai dos paineis, em energia alternada para que se possa usar como tomada (220 V).

Carneiro Hidráulico - este utensílio serve para bombear água. O único inconveniente (que não é relevante dado que este instrumento apresenta inúmeras vantagens) é que tem de haver uma queda da água. Funciona apenas com a força da água, que será ganha nessa mesma queda, baseando-se no princípio do "golpe de Ariete". Depois, dependendo do caudal da água e da queda obtemos uma elevação (para onde queremos levar a água, que pode ser maior que a altura da queda)."

A lâmpada que se vê na foto de facto acendia. Mais: chegamos a carregar telemóveis e computadores portáteis apenas com recurso à energia solar!


Centenas de pessoas passaram pelo nosso espaço de exposição ao longo dos dois dias que por lá estivemos! O destaque vai para o Vereador da Juventude da Lousã (que já conhecia os Ecoclubes, facto que nos surpreendeu pela positiva). Alguns professores da Escola Secundária da Lousã manifestaram interesse em formar um novo Ecoclube! Esperamos que tal aconteça em breve!

O povo da Lousã demonstrou grande interesse pelos Ecoclubes. Poucos sabiam da existência destas organizações de jovens mas ao tomarem consciência da nossa acção os elogios foram uma constante, o que nos deixou bastante orgulhosos!

A atenção esteve virada para os paineis solares e fornos solares mas nada conseguiu atingir a popularidade dos nossos azevinhos! Os três pequenos espécimes foram alvo da maior cobiça pelas gentes da Lousã! Muitos perguntaram se ali estavam para venda (o que, de facto, teria dado muito jeito uma vez que não conseguimos nenhum apoio monetário para as nossas deslocações mas temos de compreender que a OPE talvez esteja a canalizar tudo para o Rio Douro...) havendo até quem oferecesse elevadas quantias por estas plantas mas a bondade suprema do Ecoclube Guarda-Rios já tinha destinado oferecer as tão desejadas relíquias a quem tão bem nos recebeu! Um grande agradecimento pela hospitalidade ao grupo das Energias Renováveis (nomeadamente à Catarina Neves e sua família) e ao Professor Carlos Seco, professor da disciplina Área de Projecto.

Sem comentários: