terça-feira, 5 de maio de 2009

Comemoração do 25 de Abril em Guifões!

As comemorações do 25 de Abril, em Guifões, são encaradas com grande seriedade! O Ecoclube Guarda-Rios teve a honra de, pela primeira vez, poder participar neste importante dia na freguesia que nos tem visto crescer!


A Revolução dos Cravos foi há 35 anos! Este importante dia da História de Portugal não terá, para os jovens, o mesmo impacto que tem para aqueles que o viveram, como é de esperar, mas não pode cair no esquecimento. Estas preocupações foram demonstradas pelo Presidente da Junta de Freguesia de Guifões, Carmim Alves do Cabo, que propôs ao nosso Ecoclube a organização de um concurso que se relacionasse tanto com o 25 de Abril como com as preocupações ambientais!

O concurso, direccionado essencialmente às escolas e algumas outras colectividades de Guifões, visava a construção de uma escultura alusiva ao 25 de Abril de 1974, usando materiais reciclados. Os prémios, azevinhos (estas árvores são já uma das imagens de marca do Ecoclube Guarda-Rios!), foram atribuídos aos três primeiros classificados. As esculturas estiveram em exposição, durante o fim-de-semana, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Guifões. As votações, a cargo dos visitantes da exposição, foram bastante originais: quem quisesse votar teria de levar uma rolha e depositá-la no garrafão plástico colocado junto a cada escultura.

Assim conseguiu-se prender a atenção da comunidade (e particularmente dos jovens) para este marco na história da liberdade em Portugal e promoveu-se a reciclagem e separação de materiais.

Alguns dos materiais utilizados foram: garrafas e garrafões de plástico, cartão, latas e pacotes de leite. A maioria das esculturas apresentadas representavam carros de guerra (vulgo chaimites) embora não tenham faltado os cravos (como não poderia deixar de ser), os militares e uma escola onde se destacou a divisão de género (meninos dum lado, meninas do outro)! Houve ainda quem optasse por participar com um cartaz.


O Ecoclube Guarda-Rios, além da organização do concurso, fez também uma pequena escultura para participar no concurso! Eis a nossa Chaimite:

Sem comentários: