quarta-feira, 6 de maio de 2009

Monitorização do Rio Leça no dia 9 de Maio!


Em Guifões a luta continua!

Pela segunda vez o Ecoclube Guarda-Rios foi em direcção às margens do Rio Leça para mais uma monitorização integrada na dinãmica do Projecto Rios.

O grupo de jovens da Escola Secundária da Senhora da hora que está a desenvolver o Projecto " O Futuro da Água" voltou a se juntar a nós, para em parceria fazer a recolha de dados físicos e químicos do troço do rio.

Chegada a hora de medir a profundidade do caudaloso Rio Leça, o ecoclubista Filipe Rajão revelou-se o mais destemido ao entrar nas águas como o JC o fez à mais de 2000 anos!

Após as analises feitas, rapidamente se concluiu que as águas do Leça são uma autentica desgraça.

Encontramos algumas sanguesugas que são um dos indicadores da má qualidade da água.

Apesar de tudo a vegetação ripícola ainda vai resistindo, os amieiros, os freixos, os ulmeiros e os choupos lá estão a cumprir com o seu grande papel de consolidação das margens.

Nas mesmas margens em contraponto também aparece grandes quantidades de lixo...encontramos várias coisas tais como latas de metal mas lamentavelmente nenhuma delas continham ervas aromáticas! A busca continua!

Esta iniciativa contou também com a participação de alguns membros do recém criado Ecoirís de Custóias.

As parcerias que o nosso Ecoclube establece teêm sido uma mais valia para todos e são para continuar!







Notícia do jornal Matosinhos Hoje:http://www.matosinhoshoje.com/index.asp?idEdicao=414&id=21269&idSeccao=3193&Action=noticia

Sem comentários: