sexta-feira, 22 de maio de 2009

Olá! Eu chamo-me Mascote dos Ecoclubes?! Ou... MOISÉS!?

Mascote dos Ecoclubes é um nome muito bonito mas... é comprido, é pouco original, não fica no ouvido e a nossa mascote merece melhor!

Está a decorrer um concurso para o nome da nossa mascote! Alguns dos nomes são tão maus, tão feios, tão pouco originais e tão despropositados que nem me atrevo a escrevê-los aqui e manchar, assim, a boa reputação deste nosso belo blogue, que prima sempre pela qualidade do seu vocabulário!

Se queres apresentar um nome para votação contacta-nos! Quem sabe se não serás tu a baptizar a nossa mascote?!

Alguns dos mais respeitados membros do Ecoclube Guarda-Rios propuseram que se chamasse à nossa sorridente mascote MOISÉS! Só me resta aprovar e desejar boa sorte para as votações!


... MAS PORQUÊ MOISÉS? E POR QUE NÃO MOISÉS?

Em Outubro de 2008 houve uma formação em Felgueiras, sobre temas ambientais, onde o Ecoclube Guarda-Rios esteve presente, obviamente! Nessa data foi discutida a questão do nome da mascote. A nossa sugestão, MOISÉS, não foi bem aceite, quer nos parecer, pela associação imediata à personagem bíblica. No nosso entender tal facto não impede que a mascote se possa chamar MOISÉS e apresentamos aqui os nossos argumentos!

Para começar Moisés é nome de gente! Se é problemático o uso de nomes que aparecem na Bíblia Sagrada então imaginem a vida turbulenta dos Josés, Marias, Madalenas, ...

Moisés é visto como um profeta por várias religiões (Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Rastafarianismo, entre outras) e não apenas pelo Cristianismo como muitos acreditarão. Tal pluralidade é salutar no seio dos Ecoclubes, que não têm nenhuma ligação religiosa em particular, e, portanto, estão assim ligados a todas as religiões!

Moisés é, então, o nome de um profeta, um mensageiro, um líder: Moisés é, por si só, um símbolo! E o que é uma mascote afinal?! Se Moisés, o profeta, é um símbolo para muitas das religiões então será Moisés, a mascote, um símbolo de todos Ecoclubes!

A origem do nome Moisés é controversa mas acredita-se que signifique "o que foi salvo das águas". Sendo o nosso Ecoclube o Ecoclube Guarda-Rios e tendo nós uma importante acção na melhoria da qualidade da água (assim como todos os Ecoclubes pois água é ambiente e água é vida!) faz todo o sentido que se associe este nome à nossa mascote, na esperança que seja um amuleto na nossa missão de salvar as águas!

Segundo sei ainda não houve outro homem que conseguisse separar as águas do Mar Vermelho só com um cajado! Sim, Moisés conseguiu-o e liderou o povo hebreu no seu Êxodo do Egipto para a Terra Prometida! Posteriormente também foi Moisés quem recebeu as Tábuas com os Dez Mandamentos! A nossa mascote também estará associada a grandes feitos e será a portadora dos bons mandamentos ambientais!

E para acabar resta-me referir que Moisés morreu com 120 anos! Tal longevidade num ser humano é apreciável! De igual modo esperamos uma longa vida para o nosso MOISÉS!

Deixemo-nos de preconceitos e aceitemos o simbolismo que este nome tem: Moisés é um bom nome para a nossa mascote e temos a certeza que irá vencer!

Sem comentários: