domingo, 7 de julho de 2013

Guarda-Rios participa em fim-de-semana da OPE!

Neste fim-de-semana, dias 6 e 7 de Julho, o Ecoclube Guarda-Rios participou num conjunto de actividades promovidas pela OPE (Organização para a promoção dos Ecoclubes), a saber: Um curso de Comunicação (Sábado) e uma visita de campo (Domingo) a um dos mais belos patrimónios ambientais do nosso país, o Rio Tua!

Sábado foi o dia escolhido para a realização da acção de formação no âmbito da comunicação, mais concretamente, a comunicação no meio associativo. O primeiro momento da formação, na parte da manhã, adquiriu contornos teóricos, procurando conduzir os formandos a perceber os mais básicos conceitos da comunicação: O emissor, a mensagem e o receptor.

Jorge Sena, sempre com a sua agenda ocupada, ia respondendo às muitas chamadas que o seu telemóvel recebia. Fizemos uma pequena pausa para almoço e, por volta das 15:00h, voltámos para concluir a formação.

A parte da tarde adquiriu um carácter mais prático tendo sido o momento de implementação dos conhecimentos adquiridos da parte da manhã. Assim sendo, sob a forma de grupos, elaboramos campanhas de protecção ambiental.

Após um fantástico jantar, oferecido pela OPE, viajamos de autocarro para Carrazeda de Ansiães; uma viagem que durou cerca de 2 horas e meia! Ficámos instalados num alojamento de escuteiros. Eis as fotos da partida!

05:30h da manhã de Domingo, uma noite muito mal dormida dá lugar a um dia extremamente quente! Enquanto uns preferem ficar a dormir outros tomam o pequeno-almoço e preparam os seus pertences para visitar um dos patrimónios ambientais mais incrivéis deste país que, infelizmente, vai ser destruído, o rio Tua! Com quatro horas de caminhada pela frente há lugar a tudo, inclusive a fotos presidenciais! Este é um lugar magnífico, nas suas margens mora o Guarda-Rios; a pureza deste lugar é imensa, tendo permanecido intocável ao longo de todos estes anos.

Mas nem tudo é intocável, a 3 quilómetros do fim da histórica linha do Tua são já visíveis os estragos provocados pela intensa ganância do ser humano!; em nome do desenvolvimento económico e da eficiência energética as mãos criminosas de algumas empresas vão desfazendo, a seu belo prazer, aquilo que tanto tempo demorou a esculpir e a preservar! Esperemos que um dia a história se encarregue de julgar uma vez que, infelizmente, nada poderemos fazer no imediato.

Esta foto é representativa de um último raio de esperança que ainda resta em alguns! Esperemos que esta insanidade completa seja terminada e que os valores ambientais sejam preservados e não sujeitos a interesses criminosos! Se isso não acontecer e este lugar for submerso, ficam as memórias deste incrível património, os sons já apagados dos últimos comboios que permitiam contemplar o abraço do Tua, da sua fauna e flora, aqueles que por aqui passavam!

Viva o Rio Tua! Viva o Guarda-Rios!

Sem comentários: