quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Encontro Nacional dos Ecoclubes - Valpaços

O V Encontro dos Ecoclubes, será este ano em Valpaços, de 2 a 6 de Setembro, de Quinta (hoje) a Segunda-Feira!



Era vontade de muitos que já este ano este encontro fosse organizado pelo Ecoclube Guarda-Rios mas as nossas muitas actividades não nos deram tempo e espaço para proporcionar uma condigna recepção aos ecoclubistas do nosso país. Talvez para o ano, quiçá, se pedirem muito através deste nosso blogue!

O recente Ecoclube Sabores da Nossa Terra é o anfitrião do evento anual! Do programa faz parte, amanhã, Sexta-feira, dia 3, um reconhecimento do local do novo Ecoclube, uma noite convivial de apresentação da terra de cada um e partilha de algumas iguarias, um pouco como aconteceu em Fafe no ano passado e a um nível europeu no encontro anual da YEE! No segundo dia, Sábado, 4 de Setembro, haverão dinâmicas para integrar todos os membros dos Ecoclubes (sobretudo os novos) e apresentação do trabalho de cada ecoclube. No dia 5, Domingo, as actividades continuarão com a ideia de fazer algumas actividades de modo a que o Ecoclube local se dê a conhecer mais à comunidade. Durante todo o fim-de-semana o Ecoclube Guarda-Rios terá uma importante participação pois, como representantes dos Ecoclubes de Portugal no Encontro Anual da YEE, apresentaremos este importante parceiro europeu (que acreditamos ser desconhecido para a maioria dos Ecoclubistas), falaremos da nossa participação neste encontro e reflectiremos, em conjunto, sobre a importância da YEE para os Ecoclubes de Portugal, acabando por apresentar algumas ideias sobre um Projecto que estamos a desenvolver com a YEE e que contamos com a ajuda de todos para ser levado a bom Porto! Mais informações sobre este projecto estarão aqui presentes no nosso querido blogue futuramente. O último dia, 6, Segunda-feira, será o da avaliação, despedida e, inevitavelmente, partida!

Diz, quem sabe, que o quadro natural do Ecoclube anfitrião, em Fornos do Pinhal, é uma maravilha! Com um rio próximo, o Rio Rabaçal, poder-se-á aproveitar bem a água e a sombra nestes dias ainda bastante quentes de fim de Verão para banhos e percursos pedestres!

O local é convidativo mas receamos que a distância seja um elemento dissuador na hora de participar (a maioria dos Ecoclubes e Ecoclubistas são do litoral Norte do país); de resto pensamos que estão criadas as condições para que este seja o melhor encontro nacional realizado até agora!

Sem comentários: