sábado, 1 de outubro de 2011

Caminhada na Serra de Santa Justa



No passado Domingo (esse dia da semana em que há quem vá à missa e há quem lute pelo ambiente), dia 25 de Setembro, o Ecoclube Guarda-Rios organizou uma caminhada à Serra de Santa Justa. As insrições eram gratuitas e limitadas às primeiras 30 pessoas pois houve uma surpresa para todos os participantes. Cada um dos afortunados que nos acompanharam à Serra foram agraciados com um pequeno fóssil, uma lembrança de um dia bem passado. Entre os participantes, além do staff Ecoclubístico, contamos com Dora a Exploradora, uma aquisição de peso para as nossas actividades, um investigador científico Búlgaro, que conferiu à nossa actividade um carácter internacional, um reputado crítico da sétima arte, actualmente desempregado e dois especialistas informáticos (além de outros interesses tais como a escalada) que confirmam que há vida para além do monitor e apreciaram bastante este contacto com a Natureza. O tempo ajudou, mais do que no Domingo anterior, e visitámos alguns locais icónicos da Serra, como os tão bem nossos conhecidos: Fojo das Pombas, Fragas do Castelo, Minas de Lousa de Valongo e a histórica Aldeia de Couce.

Experimentámos ainda a boa sensação de esperar 3 minutos (mais de 6, afinal estamos em Portugal) pela água que vinha da Serra e que deliciou as nossas gargantas sequiosas. Foi uma surpresa para todos saber que a disponibilidade de água é cíclica por aqueles lados e que não basta abrir a torneira, é mesmo preciso esperar pela hora certa, algo que nunca vimos em Guifões!

Três corajosos ecoclubistas aventuraram-se a entrar nas cálidas águas lodosas do Rio Ferreira! "A água estava boa" - comentam ainda hoje. Estes jovens avistaram ainda um lagostim, felizmente morto, essa praga Ibérica... Por falar em pragas, a paisagem está moldada por milhares de eucaliptos e só apenas pontualmente pontuada pelos nossos autóctones carvalhos.

Mais um bom momento para a nossa história! :)

Sem comentários: