sábado, 18 de julho de 2009

Elevação de Guifões a Vila!


No dia 12 de Junho, o Presidente do nosso Ecoclube, Filipe Magalhães, representou-nos numa viagem à capital Portuguesa, com destino à Assembleia da República, onde foi aprovada a elevação de Guifões a Vila!

Uma pequena comitiva partiu de Guifões, compreendendo o Presidente da Junta de Freguesia e alguns dos mais destacados funcionários da mesma (a quem o Ecoclube tem muito a agradecer pelo incontornável apoio com que nos têm sempre agraciado) assim como representantes das colectividades de Guifões, onde se inclui o Ecoclube Guarda-Rios!

Nesse mesmo dia várias outras localidades Portuguesas sofreram uma evolução no seu estatuto, das quais destaco, por razões geográficas, a vizinha Senhora da Hora que "delegou" o estatuto de Vila a Guifões e é agora uma Cidade!

A comitiva Guifonense teve a oportunidade de conhecer a Assembleia da República, onde teve o seu almoço, e puderam testemunhar o dia-a-dia desse belo edifício onde se vai decidindo o destino do País! Os Guifonenses que rumaram a Lisboa contaram com a agradável companhia da deputada matosinhense Luísa Salgueiro, que muito bem os soube guiar pelos corredores do poder em Portugal!

Chegada a altura da aprovação da elevação de Guifões a Vila a emoção era grande! O projecto, já com vários anos, via finalmente os seus frutos surgirem. Após a aprovação, por unanimidade, alguns deputados pediram a palavra para felicitar a nossa nova Vila, assim como as demais localidades. Devem-se destacar as intervenções da bancada do PS, actualmente no governo do nosso País, e muito particularmente a do deputado Honório Novo, o "eterno" candidato comunista à Câmara Municipal de Matosinhos, que teve uma palavra especial para as novas Vila (Guifões) e Cidade (Matosinhos) do seu concelho, Matosinhos.

No regresso à Vila de Guifões houve tempo para alguns discursos dos participantes neste dia histórico para Guifões, e o nosso Ecoclube não foi excepção! Aproveitámos, na voz do nosso Presidente, para felicitar a Vila de Guifões, agradecer o convite e o apoio que a mesma nos tem dado e dar-nos a conhecer às colectividades que, eventualmente, não estivessem ainda conscientes da nossa actividade!

O Ecoclube Guarda-Rios felicita assim, de novo, Guifões pela sua elevação a Vila e deseja as maiores felicidades neste novo capítulo da sua história, à qual pertencemos com todo o orgulho!

Sem comentários: