sábado, 28 de fevereiro de 2015

Entrevista a Sua Excelência o Presidente!





Na sequência da sua recém-eleição para o Palácio do Planalto (residência oficial do Presidente do Guarda-Rios) - por entre tarefas inadiáveis, Jorge Sena, decidiu conceder à Rádio Clube de Avintes (RCA para os amigos) uma extensa entrevista! Ao carácter avassalador do jardim do Planalto fez corresponder uma conversa franca, mas confiante, acerca dos desafios que, tanto a sua pessoa como a instituição que representa, enfrentam! Culminou a entrevista, por motivos de calendário, pela plataforma Skype!

1. Em que ponto está o seu estado anímico? Sente-se apto a enfrentar os novos desafios que se agigantam perante o Guarda-Rios?
R: Neste último ano, como aliás disse no aniversário do Ecoclube, não senti que o grupo estivesse confiante, coeso. (Pausa para ler mensagens pessoais...);(Coçando a cabeça) Os Guarda-Rios não apareciam muito, por isso só desejo que sejamos fortes, que cresçamos em dinâmica e actividade; estou confiante que vamos fazer a diferença na OPE.

2. Sendo este o seu quarto ano de mandato (não seguido), o que sente poder trazer de diferente ao Ecoclube?
R: É assim (serrando costeleta no Skype), todos os anos espero trazer algo de diferente para o Ecoclube! O meu objectivo, para este ano, é que o Ecoclube cresça e permaneça mais unido. (Voz Off, faz sinal para eu esperar) As actividades devem passar pelas captações, pela publicidade promocional do Ecoclube, cativar os jovens! De resto, vai ser a mesma coisa: Jangadas, Encontro Nacional, Monitorizações e Plantações (como a que tivemos hoje, lá está).

3. Equipa de governação eleita, sente-se confiante, apoiado?
R: (Hesitante) Sim, penso que sim: Vou contar com um Vice-Presidente que por acaso é Vice da Ope, um jovem sempre disponível! O tesoureiro: Tenho a maior confiança nele, já anda nisto há vários anos, há cinco acho! O Secretário de Difusão Rafael prometeu que ia divulgar tudo - e as duas Secretárias, que por acaso são gémeas, trazem nova visão e terão nova experiência. Sinto-me capaz com esta equipa; Como digo, se o grupo tiver união tudo se torna mais fácil.

4. Depois das recentes notícias que tem vindo a público, que detonam a sua relação com os facilitadores, o que é que pretende responder? 
R: O que é que tem vindo a público? São óptimas – já dura há seis anos e alguns meses com dois dos facilitadores e com o Zé já são quase nove anos – nunca tivemos problemas, sempre todos amigos, como com os restantes Ecoclubistas; somos uma família!

5. Entrando agora no campo mais pessoal, da vida presidencial, em que é que vai dispendendo o restante do seu tempo? Se quiser partilhar claro..
R: Depois de lhe contar terei de o matar, mas posso contar. Não é segredo para ninguém: a minha vida é entre estudos e estudos – não tenho tempo para mais. Gosto do computador, quando não estou na escola estou em casa, gosto de sair.

6. Para quando é que prevê que o hino do Ecoclube possa estar preparado? É prioridade?
R: Sempre foi prioridade, mas isso está ao cargo do facilitador que tem a agenda muito ocupada e é normal que ele não dê vazão, mas em qualquer momento pode estar pronto – vamos esperar.

7. O que é que dizem os seus olhos? 
R: (Presidente evidencia sorriso) - Os meus olhos dizem que estou contente (deve estar a falar das mensagens que não pára de receber durante a entrevista)! Eh pah, dizem que espero que corra tudo bem; eventualmente, nos tornemos naquilo que já fomos no início e que daqui para frente sabemos: temos de estar preparados para o que der e vier!

8. Quer acrescentar alguma coisa que não tenha sido falada e que lhe pareça relevante?
R: Tá tudo dito!


Sem comentários: