domingo, 19 de maio de 2013

Encontro de Presidentes e Vice-Presidentes dos Ecoclubes!

Ontem, 18 de Maio de 2013, realizou-se em Guifões o Encontro de Presidentes e Vice-Presidentes dos Ecoclubes! A jornada começou bem cedo para os organizadores, as diversas comitivas não imaginavam a diversão que as aguardava, o dia acabou por revelar-se bastante proveitoso! Após alguns desencontros e contratempos todos chegámos, sãos e salvos, à estação de metro da Fonte do Cuco, eram 10:15h! Habitual leitura de jornais e tranquilo passeio rumo ao Monte Castêlo!

Pelo caminho, pequenas contextualizações histórico-culturais, revelavam a importância deste cantinho a que chamamos Guifões! José Luís Araújo, expunha com clareza, os diversos assuntos de interesse! Inclusive, ficámos a saber que os fetos são saborosos e saudáveis, imagine-se! Algumas pessoas tomaram a iniciativa de provar! Mas não, disso, não temos fotos!

Percorremos a perigosa mata do Monte Castêlo tal qual aventureiros! Mas no reino das plantas nem tudo se come, explicava José Luís, esta só comem uma vez! À chegada ao nosso cantinho de autóctones, enfrentamos um gigantesco desafio! Encontrar os espécimes no meio das silvas! Contudo, heroicamente, conseguimos!

"Este caminho que pisam é antigo! Muito antigo!", "Este é o castro de Guifões, pena estar abandonado!" - explica José Luís!

Pés ao caminho, Rio Leça à vista! Ribeira da Pêga à esquerda, Ribeira da Lomba à direita! Vamos visitar o nosso troço de rio!

É chegado o tempo de uma monitorização em pequena escala, a alegria é mais que muita, partilham-se experiências e projectam-se futuras adopções de rios!

A fome aperta e, rapidamente, contando com as últimas forças que restam rumámos à Junta de Freguesia de Guifões, aproveitando os rissóis, as sandes, os sumos e águas e toda a panóplia de maravilhas gastronómicas à disposição! Seguidamente, fartos e totalmente descansados, damos início à reunião de Presidentes e Vice-Presidentes. Papéis e canetas preparadas, propostas que na mente estão, prontas para dinamizarem as actividades que aí virão!

Terminada a reunião, abordados todos os assuntos de interesse geral, tendo o tempo corrido a nosso favor, tornava-se imperioso mostrar as maravilhas que por Guifões se fazem, sim, refiro-me à máquina de guerra, a jangada do Guarda-Rios! Não vale copiar! A patente é nossa! Mas podemos dar umas dicas! Só falta a foto de grupo para que não se apaguem de nós aquilo que, alegre desígnio, vivemos neste dia! Estas foram as crónicas do encontro de Presidentes e Vice-Presidentes em Guifões!

Vivam os Ecoclubes! Viva o Guarda-Rios!

Sem comentários: