segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ecoclubes: que futuro?

O recente pedido de demissão do presidente da OPE, a Organização para a Promoção dos Ecoclubes, o organismo legal que rege os Ecoclubes (ou que é suposto que o faça), vem confirmar o mau momento que os Ecoclubes atravessam!

Pode-se ler no pedido de demissão que:
"Este acto já algum tempo tinha vindo a ser reflectido e fundamenta-se em várias razões que não irei aqui descriminar."

Não sabendo as razões que motivaram esta demissão não podemos ter uma opinião forte sobre o acto, apenas verificar que é um mau sinal para os Ecoclubes. Se já há algum tempo que tem vindo a ser reflectido então presumimos que este mau momento não seja de agora e que algo falhou em todo este processo.

No passado dia 30 de Abril, uma sexta-feira, houve um workshop sobre o rumo dos Ecoclubes. O nosso Ecoclube preferia uma outra data das disponibilizadas, 8 de Maio, o sábado passado, mas acabou por ser escolhido o dia 30 de Abril por razões que nos ultrapassam (supostamente seria o dia que teria mais participantes mas nem chegou à meia dúzia... sabendo que há cerca de 20 Ecoclubes é escassa a participação). O nosso Presidente, com grande sacrifício pessoal, compareceu a este workshop. Houve a tomada de consciência da fragilidade da situação dos Ecoclubes mas não se chegou a qualquer ideia que possa inverter esta tendência recente, esta inércia ecoclubística.

Sendo mais claro ainda: os Ecoclubes em Portugal estão a morrer!

Nem tudo é mau, o nosso querido Ecoclube Guarda-Rios tem sabido sempre manter-se afastado desta agonia em que outros caíram. As nossas humildes actividades são regulares, este nosso modestíssimo blogue está actualizado, a nossa vontade de fazer algo pelo Ambiente continua inabalável portanto esperamos que a reflexão se faça: que futuro queremos para os Ecoclubes?!

Se houver vontade de sarar as feridas que chagam os Ecoclubes então apelamos que comecem por deixar aqui o vosso comentário a esta situação! Em conjunto, temos a certeza, poderemos decidir o que fazer para ultrapassar a crise!



Enquanto há vida há esperança!

1 comentário:

Lígia disse...

Só queria deixar aqui o meu agradecimento pelo vosso esforço, uma vez que trabalham para o bem de todos. Sugestoes milagrosas infelizmente não tenho, acho apenas que é essencial cativar os jovens e principalmente educá-los neste sentido, algo que não me parece que as escolas sejam capazes ainda. Talvez alguma interacção com as escolas traga novos membros com energia e vontade de agir, afinal é o futuro deles que está em causa.
Boa sorte, vou seguindo os vossos passos como me for possível.