quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Caminhada em Valongo foi um sucesso!

Com quase duas dezenas de participantes a "Caminhada em Valongo", no último sábado, foi uma das nossas actividades mais participadas! A todos os presentes o nosso muito obrigado! Esperamos que tenham gostado tanto do dia como nós!

O fantástico grupo que conseguimos reunir contou com a presença de dois peritos em Comunicação Audiovisual que trataram de imortalizar a nossa actividade através da sua lente; será que vai haver um filme sobre o nosso Ecoclube em breve? Continuem atentos ao nosso blogue pois as novidades não tardarão a surgir! De modo mais humilde e amador a nossa amiga Ana Paula, gestora do património valonguense, tirou as fotos que se encontram nesta notícia: muito obrigado, sem ti esta notícia não tinha o mesmo colorido! Devo também destacar a presença do Doutor Teodor Stoichev, que dá um toque de internacionalidade a esta actividade, que achou as montanhas muito parecidas às da sua Bulgária natal! Todos os que participaram mereceriam umas linhas de agradecimento mas para isto não ficar demasiado extenso fica aqui, apenas, uma das fotos do grupo!



Algumas pessoas tiveram de cancelar a sua participação neste dia, por vários motivos, mas quer tenha sido por contacto telefónico, por falarmos deles e da sua vontade de participar ou apenas por nos lembrarmos que gostariam de estar ali connosco isso já nos enche de felicidade e faz-nos pensar em repetir esta actividade!

Haverá, contudo, quem terá ficado em casa por ter tido medo da chuva mas são apenas pessoas pouco informadas que não sabem do nosso pacto secreto com o S. Pedro! O céu ameaçou mas o Ecoclube sempre acreditou que não ia chover!

Começámos a nossa caminhada em Valongo na zona da Azenha e encaminhámo-nos para as fantásticas Fragas do Castelo, onde também se podem ver algumas ruínas de moínhos, de onde foi tirada a foto que se segue. Poucos esperariam encontrar, tão perto do Porto, um local tão bonito!



E se conseguimos subir para ver tão magnífica paisagem também descemos, até Junto do Rio Simão, e fizemos parte do Percurso Ecológico que nos levaria até ao Parque da Cidade de Valongo, como podem ver nesta foto!



Até as ovelhas queriam juntar-se ao Ecoclube Guarda-Rios! E até seria apreciada a sua deliciosa companhia...



... mas já tínhamos comida nas nossas mochilas; pelo menos alguns de nós! E não almoçámos antes de visitarmos o espectacular Fojo das Pombas!



Seguiu-se o almoço na Natureza, o chamado piquenique, sempre respeitando as indicações que encontrámos pelo caminho!



De facto trouxemos fotos e deixámos muitas pegadas; somos todos muito bem comportados! :)

Há quem faça sestas depois de almoço mas nós não, seguimos pelo CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental) de Valongo e verificámos que, de facto, há gente que trabalha ao sábado e não se pode associar às nossas caminhadas; é pena mesmo... :(
Também é uma pena que o CMIA estivesse fechado pois seria um local com interesse para visitar. Alguns dos mais antigos membros do Ecoclube conhecem bem este local, onde já se realizaram, por exemplo, formações dos Ecoclubes.

Felizmente ninguém tinha fome, e queremos acreditar que quem a tivesse a perderia, e lá continuámos a nossa demanda, desta vez até à Terra do Major, vulgo Gondomar! Estava prometido e foi cumprido: tivemos uma gondomarense e uma valonguense na nossa Marcha Pela Água e desta vez fomos nós à "casa" delas (nós bem queríamos... ehehe)! Agora onde é que vamos arranjar dinheiro para irmos todos à Bulgária é que não sei! :)

Ainda vimos, ao longe, o Sanatório, esse santuário do paintball mas desta vez estávamos mais interessados em embrenhar-nos nas florestas de São Pedro da Cova! Pelo caminho ainda encontrámos alguns fósseis que nos encantaram mas como é óbvio não os trouxemos, só fotografias mesmo! ;)

Depois de muito subir!, e muito descer!, dirigimo-nos para a histórica Aldeia de Couce! Esta foto foi tirada na estrada para Couce, onde parámos um pouco para descansar, afinal a caminhada foi longa!



Daqui para a frente não há mais fotos porque... Quem esteve lá sabe! ;)

Mas nem a chuva nos parou! ehehe

O grande final foi, já ao abrigo da chuva, o bolo de chocolate que a nossa Secretária de Actas levou! :9

Sem comentários: