terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Dia da Floresta Autóctone


O Ecoclube Guarda-Rios assinalou em Guifões o Dia da Floresta Autóctone no dia 23 de Novembro de 2008, com a criação de um espaço no Monte Castêlo destinado à reflorestação com espécies autóctones. A iniciativa surgiu por parte do Professor José Luís Araújo que dias antes tinha feito a proposta ao Presidente da Junta de freguesia de Guifões nesse sentido.
O local escolhido pertence à Família Maia e está alugado ao Clube de Caçadores.
O Ecoclube entrou em contacto com os proprietários e a instituição e " ambos acharam boa ideia".
Deste modo foram plantados, carvalhos robles, sobreiros, castanheiros, aveleiras, e azevinhos, criando-se ainda um pequeno viveiro destas autóctones, utilizando para tal, sementes colhidas em alguns exemplares existentes nas proximidades do espaço.
Assim o Ecoclube Guarda-Rios deixa um apelo a todos para que dêem o seu contributo na preservação e expansão das nossas espécies autóctones bastando a cada cidadão recolher algumas sementes, fazendo-as germinar e plantar num terreno das imediações para que a floresta portuguesa retome cada vez mais o lugar que já ocupou no passado e constitua um espaço de salvaguarda da nossa biodiversidade. Contamos com a participação de cerca de 25 cidadãos.

Sem comentários: