sábado, 26 de abril de 2014

Guarda-Rios e Juventude Socialista visitam o Leça!

No chuvoso dia 8 de Fevereiro o Guarda-Rios e a Juventude Socialista de Matosinhos, após mais uma proveitosa reunião de trabalho ambiental, visitaram o rio Leça. Esta visita ao terreno foi preparatória da reflorestação que terá lugar no dia 15 de Fevereiro! Foram possíveis identificar as potenciais dificuldades que se possam erguer no acto da reflorestação e monitorização, sendo que o principal problema que se faz sentir é o excesso de água no leito do rio, por conta das rigorosas condições climáticas, que extravasa as margens e dificulta uma acção de proximidade.

Eis a foto de família!


Viva o Guarda-Rios!

Reunião com a Juventude Socialista!

1 de Fevereiro foi a data seleccionada para a realização de uma reunião de trabalho ambiental com a Juventude Socialista de Matosinhos. Nesta reunião discutiram-se temas em torno da problemática do Rio Leça cuja transformação e preservação é essencial ao bem-estar e qualidade de vida das populações guifonense e matosinhense! Urge fazer mais pelo Leça! Nesse sentido analisou-se a possibilidade de uma actividade conjunta de reflorestação e monitorização partilhada entre Guarda-Rios e JS! 


Viva o Guarda-Rios!

Tormenta cancela reunião no Skype!

(Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência!)
25 de Janeiro, o dia em que uma tormenta cancelou a reunião do Guarda-Rios! Devido ao rigor do Inverno que se faz sentir e devido à tempestade de trovões no deserto do Texas, que afectou um satélite de comunicações, não foi possível o estabelecimento de contacto entre Guarda-Rios no Skype! Em entrevista à Rádio Clube de Avintes o meteorologista Filipão de Moraiz, conceituado académico mexicano-brasileiro, afirma que todos estes fenómenos se devem à destruição do meio ambiente pelo ser humano e ao excesso de emissão gases resultantes da assadura de porco no espeto na época das festas locais. Não querendo acabar com o gáudio das festas locais sugere que "deve trocar-se o porco pelo frango ou peru" porque "tem menos o gordura o que a queimar faz menos fumo". 


Viva o Guarda-Rios!

Guarda-Rios na Assembleia Geral da OPE!

18 de Janeiro foi a data escolhida para a realização da Assembleia Geral da OPE. Neste dia o Guarda-Rios disse "presente", sempre com espírito de enorme contribuição! Compareceram igualmente inúmeros ecoclubes, que reunidos na Casa das Associações (Sede da OPE), debateram assuntos relacionados com o incremento de ainda maior dinâmica ao movimento pela realização de um sem número de novas actividades.

Como as fotografias comprovam os Guarda-Rios estão sempre em estado de alerta máximo!


Depois de um delicioso e alternativo almoço vegetariano, foi tempo de se passear pela cidade do Porto! Se as reuniões estruturam o movimento, o convívio desenvolve os laços de amizade e companheirismo essenciais ao sucesso!

 


Viva o Guarda-Rios! Viva a OPE!

1ª Reunião do Novo Ano

Aos 11 de Janeiro do ano de 2014, o Guarda-Rios reuniu-se na sua sede em Guifões! Imbuídos de um espírito e forças renovadas, pela frescura do novo ano e do incentivo da mensagem presidencial, os ecoclubistas determinaram a realização de novas actividades e parcerias e o delinear de estratégias conducentes à entrada de mais jovens no movimento. O presidente não esteve presente devido a compromissos académicos. Esta primeira reunião preparatória, mais conotada com trabalho de secretaria, dará os seus frutos em brilhantes actividades fora de portas!

Viva o Guarda-Rios!

Feliz Ano Novo!

Neste dia, 4 de Janeiro de 2014, pela impossibilidade de se realizar uma reunião o Guarda-Rios deseja, a todos os ecoclubistas, um feliz ano novo! Guiado para Norte!


Viva o Guarda-Rios!