quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Reflorestação da Mata do Buçaco


III Encontro Nacional do Projecto Rios



No dia 19 de Novembro uma gigantesca comitiva de 5 Guarda-Rios rumou em direcção a Leiria, mais propriamente ao Estádio Magalhães Pessoa que foi o palco do III Encontro Nacional do Projecto Rios...estádio esse que hoje se encontra "às moscas" depois daquele Europeu onde perdemos duas vezes com a mesma equipa...nunca nos vimos tão gregos. Este encontro à semelhança dos anteriores contou com a participação de vários grupos que se deslocaram à cidade banhada pelo Rio Lis para divulgar o trabalho que têm desenvolvido em prol dos rios. Contamos também com a presença de uma colectividade da Galiza e uma da Catalunha a dar um ar internacional a este evento. Para além dos vários workshops e saídas de campo, também tivemos a tradicional marcha pelos rios onde o Ecoclube Guarda-Rios mostrou a sua força, conseguindo dessa forma ganhar o 3ºlugar para a melhor marcha. Esta vitória deve-se em grande parte aos gritos de revolta do nosso famigerado presidente Jorge Sena. Isto de salvar os rios dá fome, por isso no regresso e pela estrada nacional fomos jantar ao Restaurante Virgílio, um belo leitão que estava no mínimo, divinal. E passou-se assim este belo dia de Outono neste grande projecto que une pessoas e rios como diria o Eng. Pedro Teiga.

sábado, 1 de outubro de 2011

Caminhada na Serra de Santa Justa



No passado Domingo (esse dia da semana em que há quem vá à missa e há quem lute pelo ambiente), dia 25 de Setembro, o Ecoclube Guarda-Rios organizou uma caminhada à Serra de Santa Justa. As insrições eram gratuitas e limitadas às primeiras 30 pessoas pois houve uma surpresa para todos os participantes. Cada um dos afortunados que nos acompanharam à Serra foram agraciados com um pequeno fóssil, uma lembrança de um dia bem passado. Entre os participantes, além do staff Ecoclubístico, contamos com Dora a Exploradora, uma aquisição de peso para as nossas actividades, um investigador científico Búlgaro, que conferiu à nossa actividade um carácter internacional, um reputado crítico da sétima arte, actualmente desempregado e dois especialistas informáticos (além de outros interesses tais como a escalada) que confirmam que há vida para além do monitor e apreciaram bastante este contacto com a Natureza. O tempo ajudou, mais do que no Domingo anterior, e visitámos alguns locais icónicos da Serra, como os tão bem nossos conhecidos: Fojo das Pombas, Fragas do Castelo, Minas de Lousa de Valongo e a histórica Aldeia de Couce.

Experimentámos ainda a boa sensação de esperar 3 minutos (mais de 6, afinal estamos em Portugal) pela água que vinha da Serra e que deliciou as nossas gargantas sequiosas. Foi uma surpresa para todos saber que a disponibilidade de água é cíclica por aqueles lados e que não basta abrir a torneira, é mesmo preciso esperar pela hora certa, algo que nunca vimos em Guifões!

Três corajosos ecoclubistas aventuraram-se a entrar nas cálidas águas lodosas do Rio Ferreira! "A água estava boa" - comentam ainda hoje. Estes jovens avistaram ainda um lagostim, felizmente morto, essa praga Ibérica... Por falar em pragas, a paisagem está moldada por milhares de eucaliptos e só apenas pontualmente pontuada pelos nossos autóctones carvalhos.

Mais um bom momento para a nossa história! :)

Clean Up the World, pt. II

Pelo segundo ano consecutivo, o Ecoclube Guarda-Rios aderiu ao Clean Up The World!

Desta vez o objectivo foi a limpeza de parte da Praia de Matosinhos. Dezenas de pessoas compareceram na tarde de Domingo, dia 18 de Setembro, para mais um evento ambiental dinamizado por nós contando com uma pequena ajuda do CCJ (Conselho Consultivo da Juventude) de Matosinhos, a Escola de Dança Alberta Lima, o Instituto de Socorro a Naufragos, as Guias de Matosinhos e a Ciência Divertida. Além da acção em limpeza em si, contámos com animação musical e sessões de dança, pela Escola Alberta Lima, que preparam um espectáculo único para este dia, baseado no imaginário de uma acção de limpeza no meio ambiente (a performance contou com objectos como: vassouras, sacos do lixo e muito papel)!

A iniciativa foi um sucesso e nem os episódios ocasionais de ventos quase ciclónicos demoveram o empenhado povo matosinhense de limpar a sua muito querida praia!

Na incontornável avaliação da actividade, as reacções foram, no geral, positivas; apenas um jovem, ex-presidiário de Custóias, que estava a comer um gelado, sugeriu que a actividade teria muito mais impacto e adesão caso houvesse um incentivo extra, como gelados à borla. Igualmente foi notado por alguns a falta de uma melhor divulgação da actividade, pois no futuro poderá ser ainda mais participada. O patrocínio da OLÁ será bem-vindo! ;)

Enfim, mais um caso de suceso no já longo historial do Ecoclube Guarda-Rios!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Visita à Serra de Santa Justa e Pias

Venho aqui fazer um convite a todos! Dia 25 de Setembro, Domingo, que tal irmos fazer uma caminhada até à Serra de Valongo? O dia todo, das 9h30 às 17h30.

O ponto de encontro será no Parque da Cidade de Valongo às 9:30h.

A caminhada será de 10Km, com uma dificuldade média (fácil para Ecoclubistas ehehe).

A visita será guiada pelo nosso Facilitador Filipe "Capitão" Magalhães, com uma ajuda dos restantes marujos do nosso Ecoclube. Vamos descobrir vários pontos de interesse ambiental e não só como por exemplo: fojos romanos, o vale dos Rios Ferreira e Simão, as Fragas do Diabo, a Mina das Lousas de Valongo e quem sabe encontrar uma trilobite, que são fósseis que contam as histórias do passado geológico, ou uma salamandra lusitana que é um endemismo ibérico. De volta a estas actividades estará o nosso facilitador Morais, que como Biólogo pode ajudar na identificação da fauna e flora locais.



Devem levar também o costume para este tipo de actividades; comida, água, roupa e calçado confortáveis, além de boa disposição e espírito ecologista (seja lá o que isso for).

Convidem amigos a participar também! Até Domingo! :)

Dá também as tuas ideias e contributos para tornar esta actividade ainda mais rica, porque trocar conhecimentos num ambiente como a Serra nos oferece é uma forma divertida de aprender!

Para qualquer dúvida ou esclarecimento (a confirmação de participação é opcional) podem contactar o nosso facilitador
Filipe Magalhães: 932216913

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Encontro Nacional em Guifões

O Encontro Nacional este ano é na Vila de Guifões mais propriamente na Escola EB 2,3 Passos José.
O Ecoclube Guarda Rios vai organizar o Encontro Nacional com imensas atividades onde toda a gente se vai divertir e onde vai haver muito convivío, por isso não percas mais tempo e inscreve-te. Contamos contigo

Jangada 2011


Mais um ano e mais um fim-de-semana o Ecoblube Guarda Rios desceu o Rio Douro de jangada,este ano foi do fim-de-semana de 30 e 31 de Julhho mas nem por isso o Ecoclube Guada Rios deixou de remar contra a maré (mas foi mesmo remar contra a maré), um grande desafio superado por todos aqueles que este ano foram na jangada que levou 8 pessoas como vem sendo habito mas este ano teve uma novidade levamos uma jangada mais pequena pressa a jangada maior que levava mais 1 pessoa por isso ao todo foram 9 pessoas na nossa jangada mas mesmo assim nao deixamos de remar e ate chegamos entre os primeiros aos cais de Gaia .
Mais uma grande participação do Ecoclube Guarda Rios

terça-feira, 7 de junho de 2011

III Marcha da Água em Guifões

No dia 7 de Junho o Ecoclube Guarda Rios comemorou na Vila de Guifões, com mais uma descida até ao Rio Leça a III Marcha pela Água.Nesta III Marcha pela Água o Ecoclube juntamente com a Junta de Guifões contou quase 100 pessoas uma das maiores Marchas pela Água que o Ecoclube já organizou na Vila de Guifões...Na próxima Marcha pela Água esperamos alcançar um número mais elevado de pessoas,porque o nosso objetivo é sensibilizar a população Guifonense para a maravilhosa paisagem que nos rodeia a todos nós.A população de Guifões contribui de uma forma gratificante que nos faz continuar o nosso tão bom trabalho ao longo destes anos de existencia do Ecoclube Guarda Rios,a todos vós o nosso Muito Obrigada.

Fornos Solares em Felgueiras

No dia 28 de Maio de 2011, o Ecoclube Guarda Rios participou em mais uma actividade de fornos solares, em Felgueiras, protagonizada pelo Ecoclube Salta Fronteiras, na Escola ambiental de Atães. Contámos com quase 30 pessoas. Mais uma vez o Ecoclube Guarda Rios passou um dia bem passado juntamente como o Ecoclube Salta Fronteiras.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

V Manifestação Ambiental - Jangadas no Douro

Uma vez mais vamos participar na manifestação ambiental, o momento alto dos Ecoclubes de Portugal! Façam as vossas jangadas e venham à aventura connosco!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Clean Up The World Member - 2011


Muitos querem mas poucos são os que podem...! :)

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Lousã - novamente um caso de sucesso!

O nosso magnífico stand!


Bichos da seda!


Mãos na massa!


Bird-eye view!


Na Lousã já era costume fazer-se papel!


Uma vez mais fomos tratados como reis e até nos levaram ao castelo da Lousã!


E desta vez também chegámos às Aldeias de Xisto!


Mais um jovem a aprender a arte da reciclagem!


A Família Neves, sem a qual nada disto seria possível! Uma vez mais o nosso muito obrigado!


Foram muitos os que passaram pelo nosso stand: a reciclagem de papel e os bichos da seda atrairam muito as atenções!


Uma futura arquéologa lousanense pediu a ajuda do Ecoclube Guarda-Rios na identificação dos seus fósseis!

Clean Up The World... E também Portugal! 2011

O Ecoclube Gurada-Rios voltará a organizar uma actividade de limpeza no âmbito do Clean Up The World! Será a nossa segunda participação, após a positiva experiência do ano passado, e esperemos que seja a melhor de sempre! A actividade realizar-se-á a 18 de Setembro, Domingo. Podem já marcar nas agendas. Entretanto ainda será divulgada, estejam atentos ao nosso espaço de divulgação de eleição, este nosso blogue! :)

sábado, 30 de abril de 2011

Abril reciclado

No sabádo passado, dia 23 de Abril o Ecoclube Guarda Rios celebrou mais um ano das comemorações do 25 de Abril na Vila de Guifões, foram realizadas várias actividades (workshop de papel reciclado, venda de materiais reciclados como lápis e réguas, distribuição de panfletos com fim de sembilizar a população da Vila de Guifões).

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Feira da Juventude da Lousã: 2 anos depois a história repete-se!

Em 2009 dois pioneiros lançaram-se à conquista do centro do país! Chegaram à Lousã pelos seus próprios meios (o seu próprio gasóleo, entenda-se) que a OPE na altura não tinha fundos (sim, a proto-OPE, ainda não existia como tal esta nova OPE).

Passados 2 anos a OPE continua a não ter fundos (exceptos para panfletos que poluem mais o ambiente do que o pretendem proteger e lonas quadradas que mais parecem toalhas para se fazerem pic-nics). A história, como todos os que se interessam por História bem sabem, acaba sempre por se repetir...

Fomos muito bem recebidos em 2009 e por isso voltamos agora que houve novo convite! Divulgaremos o nosso Ecoclube, os Ecoclubes em Portugal e as boas práticas ambientais! Quem estiver pela zona ou se quiser deslocar lá sabe que contará com a sempre interessante participação do Ecoclube Guarda-Rios nestes eventos.
Estão todos convidados a aparecer no Parque Municipal de Exposições da Lousã durante este fim-de-semana, dias 9 e 10 de Abril! Sábado das 14 horas à 1 da madrugada; Domingo das 14 horas às 19!

Este ano teremos um kit de reciclagem de papel como principal atracção do nosso circo de actividades! Apresentações, vídeos, os malfadados panfletos, a lona quadrada, plantas e muitos, muitos mais objectos de culto da luta pró-ambiente (de novo com muitas surpresas à mistura que só quem estiver na Lousã descobrirá) estarão na nossa banca! Apareçam! :)

Se por fora parece bem imaginem o que se esconde por dentro na edição deste ano!:

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sim, nós podemos e fazemos história! - Eleições 2011

O Ecoclube Guarda-Rios voltou a fazer história! É a primeira vez que há um presidente negro nos Ecoclubes de Portugal!

Na foto, o nosso Presidente, proeminente, ocupado com contactos internacionais...

O nosso homólogo estadunidense não teve uma vitória tão confortável como o nosso mais recente líder, que convenceu a maioria absoluta dos votantes! O pesado legado que o antigo Presidente deixa, nomeadamente a responsabilidade de continuarmos a ser os líderes a nível nacional das boas práticas ecoclubísticas, será um grande desafio para o jovem que, como Obama, tem raízes africanas (Quénia para Obama, Cabo Verde para Sena), uma passagem pelo Oriente longínquo (Indonésia para Barack, Rua de Timor para Jorge) e um carisma inigualável!

Na comemoração do nosso terceiro aniversário, grandiosa festa que juntou dezenas de pessoas na nossa sede, houve mais do que 3 deliciosos bolos: houve eleições!


O nosso Presidente junto à viatura presidencial (queriam um novo não? Reduzir, reciclar e REUTILIZAR!)


Após dois longos e frutuosos mandatos na Presidência e Vice-Presidência, Filipe "Capitão" Magalhães e Paulo "de" Morais, respectivamente, encontraram o seu caminho para a velhice sob a forma de facilitadores e prometem continuar a apoiar esta juventude imberbe, que desponta agora descontroladamente, nos sempre exigentes cargos directivos do maior e melhor Ecoclube de Portugal e quiçá da Península Ibérica, o nosso!

Os cargos aos seus donos:
José Luís "o prof" Araújo - facilitador
Filipe "capitão" Magalhães - facilitador
Paulo "de" Morais - facilitador

Jorge "aitinga" Sena - Presidente
Helena "cigana" Manzoni - Vice-Presidente (ou vice-presidenta; é como a viúva quiser)
Diogo "rafa" Rafael - Secretário de Difusão
Jorge "meireles" tomé - Secretário de Organização
Joana "uma das duas que são parecidas mas não iguas" Queirós - Secretária de Actas
Filipe "gunassa" Rajão - Secretário

sábado, 2 de abril de 2011

Reunião dos Ecos na Lixa

No dia 2 de Abril de 2011, depois de um extenuante dia das mentiras (inclusivé uma das alunas de um dos nossos facilitadores confidenciou-lhe que tinha saudades das suas aulas...), tivemos um longo e refrescante dia de Ecoclube e Ecoclubes: realizou-se a Reunião de Presidentes e Facilitadores de Ecoclubes, na Lixa.

O ponto de encontro, a Biblioteca da Lixa, era à frente da Farmácia:


Finalmente pudemos aliviar o peso de termos em nossa pose material que não nos pertence; entregámos as lonas aos respectivos Ecoclubes (aparecerão por aqui imagens destas lonas à medida que forem usadas), assim como material de divulgação, vulgo panfletos! Isto de tarde, e já dentro da escola mas até lá entrarmos muito ainda haveria para acontecer...

Vamos fazer a crónica de marcha-atrás e começar pela noite: fomos degustar uma francesinha ao Bar Azul! Não vou dizer que era má, a francesinha, só digo que quem quiser melhor que nos mande um e-mail que damos uma lista de lugares a visitar! Comer bem também é, quase, uma manifestação ambiental! :)

Antes disso calcorreámos a Quinta da Conceição até nos expulsarem porque queriam fechar o tasco... Tudo bem, estávamos a ficar com fome!

Antes fazíamos a viagem da Lixa para os nossos lados, discutindo um importante assunto chamado Rosinha! Para quem não perceber, discutíamos a qualidade do lanche oferecido, a simpatia dos Lixenses e a esperança de voltarmos a ser bem recebidos! Ah, claro, e o sucesso das broínhas da nossa terra! E das compotas feitas com ingredientes quase irreconhecíveis ao paladar (chila?! foi perto...)!

A reunião em si, além de balões enchidos a sonhos, e das mesmas discussões de sempre em torno das mesmas questões de sempre que nunca se resolvem, não merece grande destaque neste "post", sim que fica bonito usar estrangeirismos numa altura em que cada vez menos sabem falar Português (essa língua que já existia antes de haver o país do samba, por exemplo)...

Antes houve almoço na cantina da escola que nos acolheu. Não sem antes haver um momento grande do nosso Ecoclube, mais um, que conseguiu, na pessoa do seu facilitador e ex-Vice-Presidente Morais, dispondo de apenas um garfo/navalha, abrir a porta (supostamente deixada aberta) que nos separava do nosso local de almoço e reuniões!

O melhor momento terá sido a interessante visita guiada à cidade da Lixa (magníficos anos 90 em que tudo era possível!), que compreendeu a entrada em igrejas da região e um quase palácio, que desesperadamente tenta ser integrado num plano de turismo: é bonito! E rodeado de vinhas!

Eis a seita que se juntou para esta reunião à porta da casa senhorial:


A minha máquina acusa a foto seguinte como sendo a número 666:

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

3 anos de vida!


O Ecoclube Guarda-Rios faz 3 anos de vida! :)

Graças a ti, que lês isto, e a muitos que se cruzaram (e cruzam) no nosso caminho, este movimento ambiental cresceu de dia para dia lutando por um ambiente e uma Vila de Guifões cada vez melhores! A todos um grande OBRIGADO! :)

A festa será na nossa sede, que tão bem nos acolhe há mais de um milhar de dias, a Junta de Freguesia da Vila de Guifões, este Sábado, por volta das 16.30h.

As eleições dos novos cargos, a passagem de testemunho dos consagrados pioneiros Guarda-Rios, os discursos inflamados de ambição e orgulho do dever cumprido, a partilha de experiências de 3 anos de actividades e simplesmente o convívio serão alguns dos ingredientes desta festa!


PARABÉNS ECOCLUBE GUARDA-RIOS!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Assembleia Geral da OPE

A Assembleia Geral da OPE realizou-se este ano em Vila D´Este onde fomos recebidos pelo Ecoclube local, o Eco-Vila.
Nos dias 18 e 19 de Dezembro ficou elaborado nada mais, nada menos do que o futuro dos Ecoclubes em Portugal.Os últimos tempos foram de tempestade mas a nova tripulação está com grande vontade de levar os Ecoclubes até ao infinito.
Temos muito trabalho pela nossa frente mas juntos chegaremos lá.
A direcção da OPE foi a votos e novos rostos dão agora a cara a este movimento mas sem quebrar as ligações com todos aqueles que fizeram este movimento crescer.

Obrigado Sónia Vieira...por seres a nossa mãe e pai;)
Obrigado Helena Sousa
Obrigado Gil Pereira
Obrigado Ana Lopes
Obrigado Sara Gomes
Obrigado Daniela Carneiro
Obrigado Susana Freitas
Obrigado Juliano Ferreira

Somos uma família e são estas pessoas e mais algumas que certamente estão a falhar nesta lista que nos fizeram chegar até aqui.

Os Guarda-Rios orgulham-se de fazer parte desta família.

A renovada OPE:

Mesa da Assembleia Geral:
Presidente - José Luís (Ecoclube Guarda-Rios)
Vice-presidente - Sónia Vieira (Promotora nacional)
Secretaria - Daniela Carneiro (Ecoclube da Formiga)

Direcção
Presidente - Helena Sousa (Ecoclube Salta Fronteiras)
Vice-presidente - Filipe Magalhães (Ecoclube Guarda-Rios)
Tesoureiro - Gil Pereira (Ecoclubinos)
Secretaria - Helena Pinto (Ecoclube da Formiga)
Secretaria2 - Rita Neves (EcoVila)

Concelho Fiscal
Presidente - Jorge Tomé (Ecoclube Guarda-rios)
Vogal - Tiago Fernandes (Ecoclube Salta Fronteiras)
Relator - Marcos Cândido (Ecoclube Formiga)

A Família à mesa no 27


Uma Família

Um Ecoclube

Restaurante "O 27"

16 de Dezembro de 2010

16 ecoclubistas

A imagem fala por si...

O nosso jantar de Natal

Projecto...Rios...Rios...Projecto!



















No dia 27 de Novembro o Ecoclube Guarda-Rios, foi convidado pelos promotores do Projecto Rios para estar presente no encontro nacional, que foi realizado este ano em Viana do Castelo.
Foi com todo o gosto que estivemos presentes e mostramos a nossa força na defesa do Rio Leça.
Foi um dia em cheio, houve palestras, workshops, caminhadas, manifestações...e no fim do dia para terminar em beleza...fizemos a N13( O Eco não tem dinheiro pra Scuts!)toda...durante 3h!!!...em busca de um restaurante económico para jantar!!!

Dia da Floresta Autóctone

À imagem dos anos anteriores o Ecoclube Guarda-Rios de Guifões, deslocou-se à zona do Castro de Guifões para fazer a sua reflorestação.
No dia 20 de Novembro o "nosso" espaço de floresta ficou com mais algumas árvores e foi também interessante constatar que as árvores do ano passado estão de boa saúde.
Como sempre o Sr Guilhermino Marinho, representante do Executivo da Junta de Guifões, esteve presente e ajudou bastante na logista. O Jornal de Matosinhos também esteve no local para ajudar a publicitar esta efeméride. Carvalhos e sobreiros foram as árvores que mais plantamos.