quinta-feira, 23 de julho de 2009

E o meu nome é...

É num misto de tristeza e alegria que vos dou esta notícia: a Mascote dos Ecoclubes já tem nome!
Alegria porque finalmente a Mascote dos Ecoclubes recebe um nome; tristeza porque não recebe o nome: Moisés!

Este nome, Moisés, pelo qual o Ecoclube Guarda-Rios tanto lutou para baptizar a Mascote dos Ecoclubes, chegando ao ponto de aqui publicar um texto com todos os argumentos para esta escolha, não reuniu o consenso dos Presidentes e Vice-Presidentes dos Ecoclubes presentes na Reunião dos Presidentes dos Ecoclubes, que se realizou ontem à tarde na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica.

Os representantes do nosso Ecoclube, os nossos Presidente e Vice-Presidente, lutaram até ao fim pela nossa ideia mas não foram bem sucedidos devido à intransigência dos representantes dos outros Ecoclubes, a saber: Ecoclubinos, de Alheira, e Ecoclube da Formiga, de Ermesinde.

No entanto nem tudo é negativo: o nome que se revelou consensual foi, mesmo assim, sugerido por um dos nossos representantes que, ao ver que Moisés não seria o nome da mascote, tentou encontrar uma outra solução. Alguns dos nomes sugeridos, de tão maus que são, preferimos nem revelar neste nosso espaço.

Não deixa de ser com grande honra que vos revelo o nome da nossa mascote: AZULECO!


O AzulEco parece contente com o seu nome mas na verdade ele está sempre a sorrir!

sábado, 18 de julho de 2009

II Palestra Intermunicipal "À conversa com o Leça"

O Ecoclube Guarda-Rios participou, no dia 19 de Junho, na II Palestra Intermunicipal "À conversa com o Leça", moderada pelo nosso facilitador, o Professor José Luís Araújo. Esta segunda edição das conversas sobre o Rio Leça realizou-se no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Guifões.

Aproveitámos a ocasião para continuar a divulgação do nosso Ecoclube, bem como dos Ecoclubes em geral, e das nossas acções ao abrigo dos "Projecto Rios" e "Projecto Jovens, Ambiente e Cidadania para a Região Norte", para um vasto público que reuniu muitas personalidades dos diferentes municípios banhados pelo Rio Leça.

Fizemos uma pequena apresentação focando a nossa acção no Rio Leça, nomeadamente as nossas monitorizações do Rio e as apresentações que já fizemos em escolas; todas estas acções já figuram neste nosso blogue.

É nossa opinião que estas palestras são importantes para o futuro do Rio Leça pois são o assumir da necessidade de convergir esforços para um objectivo comum e lógico: a despoluição do Rio!

Para mais detalhes convido-vos a aceder ao boletim informativo das "Águas do Douro e Paiva", disponível em:
http://www.aguaonline.net/noticias/detalhes.php?id=82

Elevação de Guifões a Vila!


No dia 12 de Junho, o Presidente do nosso Ecoclube, Filipe Magalhães, representou-nos numa viagem à capital Portuguesa, com destino à Assembleia da República, onde foi aprovada a elevação de Guifões a Vila!

Uma pequena comitiva partiu de Guifões, compreendendo o Presidente da Junta de Freguesia e alguns dos mais destacados funcionários da mesma (a quem o Ecoclube tem muito a agradecer pelo incontornável apoio com que nos têm sempre agraciado) assim como representantes das colectividades de Guifões, onde se inclui o Ecoclube Guarda-Rios!

Nesse mesmo dia várias outras localidades Portuguesas sofreram uma evolução no seu estatuto, das quais destaco, por razões geográficas, a vizinha Senhora da Hora que "delegou" o estatuto de Vila a Guifões e é agora uma Cidade!

A comitiva Guifonense teve a oportunidade de conhecer a Assembleia da República, onde teve o seu almoço, e puderam testemunhar o dia-a-dia desse belo edifício onde se vai decidindo o destino do País! Os Guifonenses que rumaram a Lisboa contaram com a agradável companhia da deputada matosinhense Luísa Salgueiro, que muito bem os soube guiar pelos corredores do poder em Portugal!

Chegada a altura da aprovação da elevação de Guifões a Vila a emoção era grande! O projecto, já com vários anos, via finalmente os seus frutos surgirem. Após a aprovação, por unanimidade, alguns deputados pediram a palavra para felicitar a nossa nova Vila, assim como as demais localidades. Devem-se destacar as intervenções da bancada do PS, actualmente no governo do nosso País, e muito particularmente a do deputado Honório Novo, o "eterno" candidato comunista à Câmara Municipal de Matosinhos, que teve uma palavra especial para as novas Vila (Guifões) e Cidade (Matosinhos) do seu concelho, Matosinhos.

No regresso à Vila de Guifões houve tempo para alguns discursos dos participantes neste dia histórico para Guifões, e o nosso Ecoclube não foi excepção! Aproveitámos, na voz do nosso Presidente, para felicitar a Vila de Guifões, agradecer o convite e o apoio que a mesma nos tem dado e dar-nos a conhecer às colectividades que, eventualmente, não estivessem ainda conscientes da nossa actividade!

O Ecoclube Guarda-Rios felicita assim, de novo, Guifões pela sua elevação a Vila e deseja as maiores felicidades neste novo capítulo da sua história, à qual pertencemos com todo o orgulho!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Guifões-Alqueva-Aldeia da Luz-Guifões

Tarda mas não falha! Este blogue está vivo e esteve uns tempos a repousar enquanto faziamos as jangadas para participar na III Manifestação Ambiental! Lá chegaremos...

Agora, como prometido, completamos a notícia sobre a nossa visita à Barragem do Alqueva!

No dia 28 de Maio acordamos bem cedo! Concentrámo-nos à porta da Escola Básica 2, 3 Passos José, em Guifões, onde alguns de nós estudam, alguns de nós estudaram e alguns de nós leccionaram, e partimos para as imediações de Serralves onde nos esperava esta confortável camioneta, nova e com ar condicionado a funcionar (o que foi extremamente agradável pois estava tanto calor no Alentejo!)! Pouco depois das sete já estávamos a caminho do Alqueva!

À imponente Barragem do Alqueva chegamos por volta da uma hora. Esta é a maior barragem da Europa e vimos que estão a ser feitas obras para aumentar a sua capacidade!
Apesar de estarmos cheios de fome ainda assistimos a uma palestra no Centro de Interpretação da Barragem do Alqueva onde nos explicaram tudo sobre este grande projecto! Houve a projecção de um filme e no final sessão de esclarecimento de dúvidas!

Quando pensávamos que finalmente iamos almoçar... Entramos na camioneta e explicaram-nos mais uns pormenores da barragem, nomeadamente o funcionamento de uma das estações hidrométricas. E dirigimo-nos, seguidamente, para a Aldeia da Luz!
A barragem foi construída com os objectivos de permitir uma cultura de regadio para toda a zona do Alentejo e a produção de energia eléctrica, para além de outras actividades complementares como o lazer e o turismo. Apetece dizer, no entanto, que foi construída para o turismo e o lazer, para além de actividades complementares como o regadio e a produção de energia eléctrica mas estas são outras questões...

Um facto é que a paisagem transformou-se completamente após a barragem e agora existe um gigante lago que se estende por quilómetros como se pode comprovar pela foto!


Finalmente chegamos à Aldeia da Luz! Esta aldeia, construída de novo e à semelhança da antiga que foi coberta pelas águas, é muito engraçada. Logo à entrada tem uma pequena praça de touros! As casas, baixas, brancas e todas bem alinhadas, dão uma impressão de pacatez! Ainda não eram três horas e parecia que tinhamos chegado a uma cidade fantasma pois não se via vivalma! Então lembrámo-nos que estávamos no Alentejo! Estava muito calor e quem quer que lá morasse estaria abrigado do Sol.

Chegamos àquela que creio ser a praça central da aldeia, junto da Junta de Freguesia, e encontramos no corredor que dava para a Junta a sombra, esse bem tão precioso por aqueles lados, onde pudemos matar a fome que já apertava há horas! As fotos documentam-no!


Um cão mais sortudo encontrou a mesma sombra que nós e deliciou-se com os panados que lhe demos! Reutilizámos uma garrafa plástica que cortámos e enchemos de água para que o nosso amigo de quatro patas tivesse algo para empurrar a carne!

A paragem seguinte foi num troço de rio nas imediações da Aldeia da Luz. Lá foi-nos explicado o funcionamento do Projecto Rios e fizemos a monitorização deste troço (algo que não constitui novidade para o nosso Ecoclube!). A novidade acabou por ser a visita a esta estação hidrométrica que nos permite saber, por exemplo, o pH da água, a condutividade, o nível de água, a temperatura e outras propriedas físicas e químicas da água. Os dados podem ser guardados e enviados por GSM para análise. Esta estação simplifica bastante a monitorização do rio pois para a obtenção de alguns dados nem é necessário estarmos presentes. Seguiu-se a monitorização mais "convencional", à semelhança do que já fizemos no Rio Leça.


Feitas as despedidas voltámos para a camioneta. Ainda tivemos mais umas horas de caminho e chegámos ao Porto por volta das dez e meia, cansados mas felizes. Foi uma experiência positiva, mais uma, do Ecoclube Guarda-Rios! Um bom prémio para o nosso cartaz!